Como estruturar sua área de Recrutamento e Seleção

Recrutamento & Seleção Publicado em 23 Dezembro 2020

A nova visão, cada vez mais estratégica do R&S, têm levado muitas empresas a repensar suas estruturas e prioridades. Mas antes de definir os novos processos para a área, é fundamental entender alguns pontos para definir a estrutura que melhor vai lhe atender.

Entre estes estão:

1. Entenda sua demanda

O número médio de novos colaboradores contratados por mês é um excelente indicador do quanto a equipe de R&S é demandada. A partir dele, ficará mais fácil entender o tempo despendido para fechar uma vaga, assim como todas as outras trabalhadas durante o mês.

Desta forma fica claro qual a demanda mensal da empresa na área de R&S.

2. Estabeleça os Procedimentos

Definido o parâmetro para estudar a demanda do R&S, é o momento de mapear seus procedimentos. Ou seja, definir as tarefas necessárias desde a decisão de abertura da vaga até o momento de envio da carta-oferta.

Seguindo a metodologia Recrutamento de Resultado, podemos considerar principalmente tarefas dentro das fases Atrair, Triar, Selecionar e Contratar.

3. Dimensione a equipe

O resultado da demanda mensal versus os procedimentos a serem realizados nas contratações, direcionarão o investimento mensal necessário para realizar o recrutamento e seleção mensal.

A dimensão pode ser calculada pelo número de horas que são necessárias para realizar as contratações e o número de horas que um recrutador trabalha em média (176 horas mensais) no mês.

Esta dimensão varia de acordo com o tempo utilizado para a realização de cada atividade pela equipe, ou seja, sua produtividade.

4. Escolha o software de Recrutamento e Seleção

Trazer o melhor resultado para o recrutamento não depende somente de tempo, mas também da qualidade da contratação. Portanto, acelerar o processo sem uma análise cautelosa das tarefas e dados não é uma boa opção.

Os softwares de recrutamento e seleção, são ferramentas que auxiliam tanto na qualidade do recrutamento, quanto na redução de tempo para realização de tarefas operacionais. Dependendo da demanda mensal, é fundamental possuir uma solução deste tipo para que os recrutadores não fiquem sufocados por tarefas operacionais.

A escolha do software de R&S é o que definirá como você irá realizar tarefas e analisar seus dados. Toda empresa tem estratégia e cultura diferentes, portanto o software de R&S é quem precisa se adaptar à realidade da organização – e não, o contrário. Ou seja, o colaborador ideal para a empresa e suas competências, só poderá ser definido pelos próprios recrutadores.

Para estruturar sua área de R&S, é necessário analisar estas quatro etapas, que identificam como as atividades são realizadas, quanto é demandado dos recrutadores e de que forma a empresa poderá alcançar seus resultados.

Desta forma o trabalho a ser realizado fica mais claro, assim como seu formato e, o Software de Gestão auxilia não só a eficiência operacional da área de Recrutamento e Seleção, como também garante a seleção de perfis com maior aderência.

Consequentemente, traz maiores chances de resultados positivos para a empresa.

Texto adaptado a partir do link

Categoria