O check-list como garantia de qualidade em Metodologia de R&S

Recrutamento & Seleção Publicado em 07 Junho 2021

A criação de uma metodologia para execução de processos de R&S é uma das peças chave para garantir que os consultores sigam o padrão estabelecido, fazendo com que as etapas da metodologia sejam cumpridas.

Ainda assim, embora haja treinamento inicial e ações de educação continuada com o time de R&S quanto à metodologia, é possível encontrar diferenças e falhas na execução dos processos por cada consultor.

Na experiência da Dexo Recursos Humanos, o espaço deixado dentro da metodologia para ações que exigem da memória do consultor em relação ao conteúdo trabalhado em treinamento levou à ausência de informações e inobservância de pontos essenciais a serem considerados em um padrão de excelência que buscamos na Dexo.

Sendo assim, sentimos a necessidade da criação e implantação de uma ferramenta de check-list, em que fica explícito o passo a passo a ser cumprido em cada etapa do processo seletivo, garantindo que as consultoras de R&S lembrem de todos os pontos essenciais a serem cumpridos ao longo de todo o processo seletivo.

Considerando os princípios do ciclo de PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir), a implantação desse check-list foi seguida das etapas de planejamento da ferramenta, com a identificação dos problemas, desenvolvimento do time para utilização desta, e cumprirá a partir de agora a etapa de checar o uso da ferramenta pela supervisora do time de R&S, bem como a etapa de ação, caso sejam identificadas oportunidades de melhoria da ferramenta ou do uso dela.

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